Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Olá amigos educadores!
É com grande alegria que faço a minha primeira postagem neste espaço.

Espero que esta, e as próximas possam ser de grande valia para a prática de vocês.
Espero também, receber dicas para que eu possa aprimorar a minha vivência.
Gostaria de agradecer aqui as professoras Gilmara Patrícia (Projeto Principal) e Larissa Rios (Projeto de InglÊs) que contribuiram para a construção neste projeto.
É muito bom estar com vocês aqui!!!
Beijinhos,

Andreza
Plano de Aula - Dia dos Pais








"O dia do papai vai chegar, e um lindo presente quero comprar.

Fui nas lojas olhei, olhei, mas nada encontrei...

O presente do papai, não há dinheiro no mundo que possa comprar.

O que vou lhe ofertar?

Ah! Já sei... O melhor presente é o meu carinho, meu amor e minha dedicação.

“A ele entregarei o meu coração”



Duração: Uma semana.

Tema: Data Comemorativa - Dia dos Pais

Objetivos:

Ao término da aula os alunos deverão ser capazes de:

• Valorizar a figura paterna.

• Reconhecer as qualidades paternais.

• Interpretar textos .

• Representar musicalmente a canção escolhida para apresentação.

• Ser criativo e caprichoso na criação e confecção dos trabalhos de artes.

• Trabalhar em grupo demonstrando bom relacionamento.

Procedimentos:

• Ensinar a canção “Dia dos Pais” da “Turma do Balão Mágico”aos alunos e propor que a representem para os demais alunos da escola vestidos de papais.

• Conversar sobre o pai das crianças: seus nomes, profissões,,atividades que a criança realiza com ele e suas características físicas e de personalidade. Pedir que as crianças desenhem seu pai e que cada um mostre seu pai aos amigos apontando suas características.

• Promover dramatizações com os alunos: como é meu papai trabalhando, como ele fica em casa, como eu vejo meu pai, etc. As crianças podem, também, realizar pantomimas representando o pai triste, zangado ou alegre.

• Montar um mural onde deverá estar escrito: Papai eu te amo porque você... Cada um deverá completar com palavras, frases e ilustrações (desenhos ou recorte e colagem).

• Incentivar as crianças a confeccionarem lembrancinhas para presentear os pais. (Verifique a sugestão ).

• Durante a semana dedicada ao papai: Trabalhar a figura humana e o respeito às suas diferenças, ler livros, cantar, recitar e fazer atividades de recorte, modelagem ,desenho livre ou pintura, sobre o tema.

DIA DOS PAIS

A TURMA DO BALÃO MÁGICO

UM PASSARINHO ME ACORDOU CEDINHO

CANTANDO LINDO QUE NEM ROUXINOL

E O CÉU SORRINDO AZUL, AZUL, LIMPINHO

ABRIU CAMINHO PRA PASSAR O SOL

UM DIA LINDO COM TODAS AS CORES

UM ARCO-ÍRIS GARANTIU QUE SAI

E O BEM-TE-VI DISSE QUE VIU AS FLORES

VINDO ENFEITAR O DIA DO PAPAI

AMIGO VELHO EU QUERIA FALAR

MEU VELHO AMIGO FOI TÃO BOM TE ENCONTRAR

AMIGO VELHO EU TE AMO DEMAIS

MEU VELHO AMIGO TODO DIA É DOS PAIS

EU CONVIDEI O GATO E O CACHORRO

NEM UM AMIGO VAI PODER FALTAR

SUPER-HEROI, TAMBÉM TARZAN E O ZORRO

E O PERERÊ NÃO VAI PODER MANCAR



VAI TER PELADA E MUITA BRINCADEIRA

TODA ALEGRIA VEM NOS VISITAR

QUERIA TANTO QUE ESTA FESTA INTEIRA

FOSSE UM PRESENTE PRA PODER TE DAR.

AMIGO VELHO EU QUERIA FALAR

MEU VELHO AMIGO FOI TÃO BOM TE ENCONTRAR

AMIGO VELHO EU TE AMO DEMAIS

MEU VELHO AMIGO TODO DIA É DOS PAIS



OBS: As crianças que não têm a presença do pai biológico devem participar da aula normalmente. Cabe ao professor tratar com naturalidade do assunto e conversar sobre as diferentes famílias existentes nos dias de hoje , deixando claro que o PAI homenageado é o homem que nos dedica amor e carinho, independente dos laços consangüíneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário