Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de março de 2013

ADAPTAÇÃO ESCOLAR



ADAPTAÇÃO ESCOLAR



Para muitos adultos, a lembrança dos primeiros dias de escola faz parte, para sempre de recordações pouco agradáveis, é o que consideram alguns psicólogos. Esse período pode gerar estresse nas crianças e nas famílias.

É comum nesse período algumas crianças chorarem, afinal, um ambiente totalmente novo pode causar insegurança, desconforto e até mesmo rejeição. Como atender com atenção e carinho as crianças que demonstram tais sentimentos?

As famílias também ficam na expectativa para ver como a criança reagir diante do contato com alguém “desconhecido”. Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apena, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.

Segundo Cisele Ortiz qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?

A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. “Depende também da forma como é acolhida.”

“A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um interjogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário