Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

RECICLAGEM, A SALVAÇÃO DO PLANETA

O DIA DO MEIO AMBIENTE ESTÁ CHEGANDO!
QUE TAL APROVEITAR DELE PARA REPENSAR NOSSAS ATITUDES COM O NOSSO PLANETA?


PROJETO MEIO AMBIENTE

 






A Educação Ambiental é um processo de educação política que possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como a formação de atitudes que se transformam necessariamente em práticas de cidadania que garantam uma sociedade sustentável. (JUNIOR, & PELICIONI, 2000).
COMPARTILHANDO DESTE PENSAMENTO, É QUE DESENVOLVEREMOS AO LONGO DA 2ª ETAPA O PROJETO MEIO AMBIENTE COM O TEMA “O LUXO DO LIXO”.
OS OBJETIVOS SÃO:
·        Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
·        Construir objetos de utilidade diária com materiais recicláveis.
·        Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
·        Enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças.

ATRAVÉS DE PESQUISAS, REGISTROS ESCRITOS E TRABALHOS PRÁTICOS COM SUCATAS E CARTAZES INFORMATIVOS, BUSCAMOS CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A NECESSIDADE  DE SE CUIDAR DO MEIO EM QUE VIVEMOS.
O PROJETO CULMINARÁ NA MOSTRA CULTURAL (27 DE AGOSTO) ONDE SERÃO EXPOSTOS OS TRABALHOS PRÁTICOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DURANTE O PERÍODO CITADO ANTERIORMENTE.


ESTE FOI O PROJETO APRESENTADO AOS PAIS DOS ALUNOS.
O MESMO FOI IMPRESSO E COLADO NO CADERNO DE PROJETOS ANTES DOS REGISTROS PERTINENTES.





 JÁ ESTE PROJETO FOI ESCRITO PARA SER TRABALHADO DURANTE A 2ª ETAPA LETIVA (2º TRIMESTRE) DESTE ANO COM OS ALUNOS DO 2º PERÍODO (5 ANOS) QUE PODERÁ SER TRANQUILAMENTE ADAPTADO PARA TODAS AS IDADES DO INFANTIL E ATÉ MESMO PARA O PRIMEIRO NÍVEL DO ENSINO FUNTAMENTAL.

ESPERO PODER CONTRIBUIR.

Projeto

Escola: Instituto Le Petit   
Tema: Reciclagem / “O luxo do lixo”
Eixo de trabalho: Natureza e Sociedade
Turma: 2º período
Duração: 2ª etapa letiva deste ano vigente culminando na mostra cultural em 27 de agosto.

Objetivo compartilhado:

  • Elaborar um informativo a respeito da reciclagem do lixo; conscientizando a comunidade da importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis.

Objetivos didáticos:

  • Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
  • Construir objetos de utilidade diária com materiais recicláveis.
  • Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
  • Enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças.

Conteúdos:

Conceituais:
  • Conhecimento das características do lixo orgânico e reciclável.
  • Compreensão da importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Identificação da estrutura de um boletim informativo.

Procedimentais:
  • Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins).
  • Confecção de cartazes e do boletim informativo.
  • Estabelecimento  de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.

Atitudinais:
  • Interesse por informações e importância do trabalho de reciclagem para sua vida e meio ambiente.
  • Conscientização da responsabilidade do homem para o meio ambiente através da reciclagem.
  • Valorização de atitudes que relacionadas a qualidade de vida individual e coletiva.



Etapas previstas:
  1. Fazer um levantamento com as crianças sobre a reciclagem de lixo, anotando os conhecimentos que as crianças já possuem, registrando os aspectos principais.
  2. Pesquisas para os pais. Após esta conversa enviar a pesquisa pedindo aos pais que leiam e respondam para que possam compartilhar com a escola o projeto a ser desenvolvido.
  3. Socialização das pesquisas: organizar grupos de alunos por dia para que não fique cansativo. Pedir que a criança conte ou leia a resposta de sua tarefa. Ler para todos, a fim que saibamos como é o costume de cada casa na separação e organização de lixo.
  4. Elaborar um bilhete pedindo materiais para auxiliar nos estudos: jornais, livros, revistas, panfletos...
  5. Confecção de cartazes, com recortes de objetos de plástico, papel, papelão, metal e vidro de panfletos para divulgar os materiais que deverão ser separados.
  6. Conscientizar os pais que uma vez por semana, na escola, já existe a coleta seletiva de lixo, a fim de que os que não participam, passem a trazer os materiais para reciclagem.
  7. Montagem de um mural externo com objetos trazidos para a reciclagem (papel  plástico, vidro e metal) contendo algumas informações a respeito do  tempo de decomposição.
  8. Leitura de textos informativos para as crianças à medida que o projeto for sendo desenvolvido e os materiais forem chegando, ir lendo para as crianças e trocando com as outras salas que estão estudando também.
  9. Passeio pelo bairro e registro com filmadora e máquina fotográfica dos lixos encontrados
  10. Elaborar uma lista com as crianças de algumas possíveis soluções que podem ajudas a amenizar o problema. Essas soluções poderão ser usadas na confecção dos cartazes além de fazer parte do informativo.
  11. Leitura do texto: “Separe o luxo do lixo”
  12. Propor ao grupo pensar estratégias para conscientizar as pessoas a separar o lixo reciclável do lixo orgânico.
  13. Conscientizar os alunos da escola da importância do latão de lixo na escola para que atinja toda a comunidade. Inclusive os que não tem filho na escola podem separar o lixo e trazer para a escola.
  14. Entrevistar o dono de um comércio, a responsável pelo postinho  e uma mãe de aluno, a fim de saber como eles separam o lixo. Preparar as perguntas antecipadamente.
  15. Mostrar para as crianças brinquedos e objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis, utilizando revistas, livros sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
  16. Confecção de brinquedos com materiais recicláveis, (alguns brinquedos podem ser doados para outras salas). Após escolherem quais irão fazer, dividir as crianças em grupo para confecciona-los. Poderão fazer também, objetos para cozinha ou secretaria.
  17. Fazer papel reciclado, seguindo as instruções.
  18. Elaboração do informativo.
  • Mostrar informativos
  • Decidir o que irá colocar (fotos, sugestões, dicas, entrevistas, receita, ilustrações ...)
  • Ser escriba ou escolher crianças alfabéticas para escreverem, fazendo as correções em grupo.
  • Leitura do informativo pronto e entregar para as outras salas.

Orientações didáticas:

  • Lembrar-se sempre do objetivo do projeto que foi compartilhado com as crianças, registrando as descobertas e curiosidades sobre o tema para o informativo.
  • Garantir um espaço na roda onde as crianças possam falar sobre suas hipóteses e serem ouvidas tanto pela professora como pelas crianças.
  • Propiciar situações de interações entre as crianças para troca de conhecimentos e de suas hipóteses.
  • Propiciar situações onde as crianças possam avançar em seus conhecimentos, confrontando os seus conceitos espontâneos com os científicos.
  • Selecionar previamente os vídeos, histórias e textos informativos para serem discutidos, fazendo recortes que possam ser aproveitados como fonte de informação. O professor precisa saber bem do que se trata o texto ou vídeo para explora-lo melhor com os alunos.
  • Incentivar e oportunizar a busca autônoma de informações nas diversas fontes de pesquisa.
  • A confecção dos cartazes, seguirá as etapas anexas relacionadas no projeto. Cartazes em anexo.

Avaliação:

·        A avaliação será realizada ao longo do projeto, onde o prof. observará se houve mudança de atitudes dos alunos e da comunidade, em relação à coleta de materiais recicláveis e da importância de faze-lo para melhoria da qualidade de vida da população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário