QUE TAL APROVEITAR DELE PARA REPENSAR NOSSAS ATITUDES COM O NOSSO PLANETA?
PROJETO MEIO AMBIENTE
A Educação Ambiental é um processo de educação política que possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como a formação de atitudes que se transformam necessariamente em práticas de cidadania que garantam uma sociedade sustentável. (JUNIOR, & PELICIONI, 2000).
COMPARTILHANDO DESTE PENSAMENTO, É QUE DESENVOLVEREMOS AO LONGO DA 2ª ETAPA O PROJETO MEIO AMBIENTE COM O TEMA “O LUXO DO LIXO”.
OS OBJETIVOS SÃO:
· Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
· Construir objetos de utilidade diária com materiais recicláveis.
· Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
· Enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças.
ATRAVÉS DE PESQUISAS, REGISTROS ESCRITOS E TRABALHOS PRÁTICOS COM SUCATAS E CARTAZES INFORMATIVOS, BUSCAMOS CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A NECESSIDADE DE SE CUIDAR DO MEIO EM QUE VIVEMOS.
O PROJETO CULMINARÁ NA MOSTRA CULTURAL (27 DE AGOSTO) ONDE SERÃO EXPOSTOS OS TRABALHOS PRÁTICOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DURANTE O PERÍODO CITADO ANTERIORMENTE.
ESTE FOI O PROJETO APRESENTADO AOS PAIS DOS ALUNOS.
O MESMO FOI IMPRESSO E COLADO NO CADERNO DE PROJETOS ANTES DOS REGISTROS PERTINENTES.
JÁ ESTE PROJETO FOI ESCRITO PARA SER TRABALHADO DURANTE A 2ª ETAPA LETIVA (2º TRIMESTRE) DESTE ANO COM OS ALUNOS DO 2º PERÍODO (5 ANOS) QUE PODERÁ SER TRANQUILAMENTE ADAPTADO PARA TODAS AS IDADES DO INFANTIL E ATÉ MESMO PARA O PRIMEIRO NÍVEL DO ENSINO FUNTAMENTAL.
ESPERO PODER CONTRIBUIR.
Projeto
Escola: Instituto Le Petit
Tema: Reciclagem / “O luxo do lixo”
Eixo de trabalho: Natureza e Sociedade
Turma: 2º período
Duração: 2ª etapa letiva deste ano vigente culminando na mostra cultural em 27 de agosto.
Objetivo compartilhado:
- Elaborar um informativo a respeito da reciclagem do lixo; conscientizando a comunidade da importância do reaproveitamento dos materiais recicláveis.
Objetivos didáticos:
- Realizar pesquisas e atividades sobre o reaproveitamento dos diversos materiais utilizados no dia-a-dia.
- Construir objetos de utilidade diária com materiais recicláveis.
- Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
- Enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças.
Conteúdos:
Conceituais:
- Conhecimento das características do lixo orgânico e reciclável.
- Compreensão da importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida da população.
- Identificação da estrutura de um boletim informativo.
Procedimentais:
- Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, boletins).
- Confecção de cartazes e do boletim informativo.
- Estabelecimento de relações entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.
Atitudinais:
- Interesse por informações e importância do trabalho de reciclagem para sua vida e meio ambiente.
- Conscientização da responsabilidade do homem para o meio ambiente através da reciclagem.
- Valorização de atitudes que relacionadas a qualidade de vida individual e coletiva.
Etapas previstas:
- Fazer um levantamento com as crianças sobre a reciclagem de lixo, anotando os conhecimentos que as crianças já possuem, registrando os aspectos principais.
- Pesquisas para os pais. Após esta conversa enviar a pesquisa pedindo aos pais que leiam e respondam para que possam compartilhar com a escola o projeto a ser desenvolvido.
- Socialização das pesquisas: organizar grupos de alunos por dia para que não fique cansativo. Pedir que a criança conte ou leia a resposta de sua tarefa. Ler para todos, a fim que saibamos como é o costume de cada casa na separação e organização de lixo.
- Elaborar um bilhete pedindo materiais para auxiliar nos estudos: jornais, livros, revistas, panfletos...
- Confecção de cartazes, com recortes de objetos de plástico, papel, papelão, metal e vidro de panfletos para divulgar os materiais que deverão ser separados.
- Conscientizar os pais que uma vez por semana, na escola, já existe a coleta seletiva de lixo, a fim de que os que não participam, passem a trazer os materiais para reciclagem.
- Montagem de um mural externo com objetos trazidos para a reciclagem (papel plástico, vidro e metal) contendo algumas informações a respeito do tempo de decomposição.
- Leitura de textos informativos para as crianças à medida que o projeto for sendo desenvolvido e os materiais forem chegando, ir lendo para as crianças e trocando com as outras salas que estão estudando também.
- Passeio pelo bairro e registro com filmadora e máquina fotográfica dos lixos encontrados
- Elaborar uma lista com as crianças de algumas possíveis soluções que podem ajudas a amenizar o problema. Essas soluções poderão ser usadas na confecção dos cartazes além de fazer parte do informativo.
- Leitura do texto: “Separe o luxo do lixo”
- Propor ao grupo pensar estratégias para conscientizar as pessoas a separar o lixo reciclável do lixo orgânico.
- Conscientizar os alunos da escola da importância do latão de lixo na escola para que atinja toda a comunidade. Inclusive os que não tem filho na escola podem separar o lixo e trazer para a escola.
- Entrevistar o dono de um comércio, a responsável pelo postinho e uma mãe de aluno, a fim de saber como eles separam o lixo. Preparar as perguntas antecipadamente.
- Mostrar para as crianças brinquedos e objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis, utilizando revistas, livros sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
- Confecção de brinquedos com materiais recicláveis, (alguns brinquedos podem ser doados para outras salas). Após escolherem quais irão fazer, dividir as crianças em grupo para confecciona-los. Poderão fazer também, objetos para cozinha ou secretaria.
- Fazer papel reciclado, seguindo as instruções.
- Elaboração do informativo.
- Mostrar informativos
- Decidir o que irá colocar (fotos, sugestões, dicas, entrevistas, receita, ilustrações ...)
- Ser escriba ou escolher crianças alfabéticas para escreverem, fazendo as correções em grupo.
- Leitura do informativo pronto e entregar para as outras salas.
Orientações didáticas:
- Lembrar-se sempre do objetivo do projeto que foi compartilhado com as crianças, registrando as descobertas e curiosidades sobre o tema para o informativo.
- Garantir um espaço na roda onde as crianças possam falar sobre suas hipóteses e serem ouvidas tanto pela professora como pelas crianças.
- Propiciar situações de interações entre as crianças para troca de conhecimentos e de suas hipóteses.
- Propiciar situações onde as crianças possam avançar em seus conhecimentos, confrontando os seus conceitos espontâneos com os científicos.
- Selecionar previamente os vídeos, histórias e textos informativos para serem discutidos, fazendo recortes que possam ser aproveitados como fonte de informação. O professor precisa saber bem do que se trata o texto ou vídeo para explora-lo melhor com os alunos.
- Incentivar e oportunizar a busca autônoma de informações nas diversas fontes de pesquisa.
- A confecção dos cartazes, seguirá as etapas anexas relacionadas no projeto. Cartazes em anexo.
Avaliação:
· A avaliação será realizada ao longo do projeto, onde o prof. observará se houve mudança de atitudes dos alunos e da comunidade, em relação à coleta de materiais recicláveis e da importância de faze-lo para melhoria da qualidade de vida da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário